Noticias Aéreas

Companhias aéreas serão ouvidas no inquérito sobre acidente voo 447

  • BRASÍLIA — A companhia aérea Air France e o fabricante Airbus vão prestar esclarecimentos à Justiça francesa, no próximo dia 17, no inquérito sobre acidente do voo Rio-Paris, em junho 2009. O desastre causou a morte de 228 pessoas de várias nacionalidades – entre eles, alguns brasileiros. Segundo Jean-Baptiste Audousset, um dos líderes da Associação de Ajuda Mútua e Solidariedade às Vítimas de Acidentes Aéreos, pode haver um “indiciamento” durante a audiência judicial.

    Em seguida, em 20 de março, serão feitas novas operações de buscas no mar, em uma área de 10 mil quilômetros quadrados. No local, caíram os destroços do Airbus. Os investigadores esperam encontrar a caixa-preta onde estão registadas as configurações de voo e as conversas dos pilotos. A partir da caixa preta podem ser levantadas novas hipóteses sobre o acidente.

    Com os resultados da apuração e os dados técnicos recolhidos até agora, o Departamento de Investigação e Análise (BEA), responsável pela investigação técnica, informou que a falha nos sensores de velocidade é uma das causas do acidente, mas não pode ser a única responsável pelo desastre.

    “Essas prováveis acusações contra a Airbus e a Air France não são um fim em si, mas permitirão um contraditório”, explicou Audousset.

    O voo 447 desapareceu no Oceano Atlântico em 1º junho de 2009. Até agora, apenas 50 corpos foram encontrados. Apenas 3% dos destroços da aeronave foram recuperados.


                              Azul atinge a marca de 31 aeronaves


                


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de receber um novo Embraer 195, um dos mais modernos jatos em operação no mundo, e dois turboélice ATR 72-200. Com a incorporação desses aviões, a Azul aumenta para 31 aeronaves sua frota que é composta por jatos Embraer modelos 190 e 195, e por ATR 72-200.

O novo Embraer 195, de prefixo PR-AYR, foi batizado de “Sonho Azul”, e tem como padrinho o Tripulante – como são chamados os funcionários da companhia – Antônio Joel Possebom. Com capacidade para transportar até 118 passageiros, o novo avião fortalece a malha aérea regular da companhia e permite ampliar a oferta de voos para atender o aumento da demanda no mercado.

Já os ATR, batizados de “Gralha Azul – prefixo PR-AZS, e o “Pantanal Azul” – prefixo PR-AZT – têm como padrinhos Tatiana Farias e Heleno Amorim, respectivamente. As aeronaves têm capacidade para 70 passageiros e são ideais para rotas regionais.

Ao todo, são 28 jatos Embraer e três turboélices ATR. Neste ano, a companhia receberá ainda dez aeronaves Embraer 195, conforme seu planejado estratégico. A ampliação da frota reflete a crescente aceitação dos serviços da empresa.


Bimotor faz pouso forçado em canavial de Arapongas

 Um avião bimotor caiu na tarde de ontem em uma plantação de cana-de-açúcar, na zona rural de Arapongas, próximo a PR-218. A aeronave, um Navajo modelo PA31, com capacidade para dois tripulantes e carga, havia acabado de decolar do Aeroporto Alberto Bertelli, por volta das 17 horas, quando piloto e co-piloto tiveram que fazer um pouso forçado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, mesmo feridos, Juliano Wolske Heckler, de 32 anos, e Jeferson Felix Garcia, 33, temendo uma explosão, saíram do local e pediram ajuda em uma estrada rural. Um carro passava pela área e ajudou a socorrer as vítimas. “O motor falhou e o piloto relatou que tentou usar o segundo motor para plainar. Ele conseguiu reduzir a velocidade e amortecer a queda no canavial”, conta o sargento do Corpo de Bombeiros, Márcio Leal de Souza.

Conforme ele, os dois tripulantes foram encaminhados ao aeroporto, onde foram atendidos por socorristas do Serviço Integrado de Atendimento de Emergência (Siate). Os paramédicos os levaram para a Santa Casa de Arapongas, que os liberou em seguida.

“Eles estavam bem, sem fraturas e ferimentos graves. Receberam atendimento médico por precaução, até por ser uma norma da Aeronáutica”, assinala.

Mais tarde, um avião ultraleve foi utilizado para auxiliar os bombeiros nas buscas da aeronave. O bimotor só foi localizado quase duas horas depois do acidente.

Segundo o Serviço de Comunicação Social da Aeronáutica, uma equipe do V Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já havia se deslocado ontem de Porto Alegre para investigar o caso. Os peritos, entretanto, ainda não haviam chegado aos destroços até a noite de ontem. Informações extraoficiais dão conta que a aeronave, prefixo PT-ELY, pertenceria a uma empresa de táxi aéreo de Curitiba.







Mergulhadores do Corpo de Bombeiros procuram pelo piloto Valdir Aparecido Vissechi, de 51 anos, que desapareceu depois que seu avião caiu na manhã de sábado no Rio Tietê, próximo da hidrelétrica de Nova Avanhandava, em Buritama, interior de São Paulo. Pescadores disseram ter visto o avião de pequeno porte cair e explodir. No sábado, peças e pedaços do estofado foram encontradas. O piloto ia de José Bonifácio a Birigui, onde participaria de um velório, e depois iria a Lucélia, em um encontro de ultraleves.



                Avião da Força Aérea dos Estados Unidos cai na Líbia

Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos caiu quando sobrevoava a Líbia, na manhã de hoje. Segundo informações da rede de TV CNN, os pilotos do avião sobreviveram e já foram resgatados.

O piloto e o técnico das armas do avião decolaram o F-15E (modelo da aeronave) da base aérea de Aviano, na Itália. Pouco tempo depois de chegar em território líbio, o jato teve problemas mecânicos e caiu. Antes da queda, os tripulantes ejetaram.

O técnico em armas sofreu algumas contusões leves, mas não sofre risco de morte. Ele foi resgatado por um helicóptero da Força Aérea dos EUA, enquanto o piloto foi socorrido por uma tropa de rebeldes que estava próxima ao local.

     


INFRAÉRO descarta aéroporto diomicio freitas (sbcm)

A Infraero não tem interesse em continuar administrando o Aeroporto Diomício Freitas. Foi o que ouviram os líderes políticos que tiveram reunião em Brasília há pouco para tratar do assunto. O motivo alegado pelos diretores de Operação, João Márcio Jordão e Financeiro, Márcio Pacheco, é que o aeroporto é deficitário e apresentou prejuízo de mais de R$ 1 milhao somente no ano passado.
"A Infraero não é para ter lucro e além do mais, ela já tem lucro em grandes aerportos do Brasil. Deveria ter a obrigação social de auxiliar os menores", raciocina o presidente da Câmara de Criciúma, Antônio Manoel, o Toninho da Imbralit.
A proposta da Infraero é que ao invés de um convênio, seja feito um contrato com o Governo do Estado, ou seja, uma Gestão compartilhada para administração. O secretário de Infra Estrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini garantiu que é interesse do Estado que o problema seja encaminhado e comprometeu-se em avaliar a situação.
Estiveram no encontro além do Secretário Cobalchini, vereadores, vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, Secretário Regional da Amrec, Luiz Fernando Cardoso, presidente da Acic, Olvacir Fontana entre outros líderes políticos e empresariais do Sul.



Controlador de voo dorme e atrasa pouso de avião ambulancia


A FAA é a Anac americana, responsável pela aviação civil – aceitou a demissão nesta quinta-feira (15) do responsável por controladores flagrados dormindo na hora do serviço.
Imagine a urgência de um avião que transporta um doente. E se ele não consegue pousar? Às duas da manhã da última quarta-feira, um avião-ambulância tentou durante 16 minutos falar com a torre do aeroporto de Reno, em Nevada, querendo instruções para aterrissar.
O controlador estava dormindo. Tenso, o piloto pediu ajuda a outro controle do estado da Califórnia.
Piloto: Temos um paciente muito doente aqui. Vamos ter que pousar tendo ou não autorização.
Torre: Eles não estão atendendo ao telefone. Vamos tentar outro número e ver se alguém pode ir até lá e checar a torre.
Piloto: Nós temos que pousar.
Torre: O pouso é a critério do piloto.