Aeroporto SBCM

O aeroporto Diomicio Freitas localiza-se no municipio de Forquilinha SC, e serve a população de Criciuma
desde de março de 2006 e´administrado pela Infraero

As companhias aereas que trabalham no aeroporto de criciuma são :

NHT Linhas aereas que conta com uma aeronave LET-410.
TRIP que trabalha com uma aeronave ATR-42
















     Infraero não quer renovar o contrato com o     aeroporto Diomicio Freitas.

Na manhã de hoje, lideranças políticas, empresariais e representantes da Infraero se reuniram na sede da Amrec para tratar do futuro do aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Uma comissão irá levar adiante as negociações com o governo do Estado e Infraero, para garantir que a estatal continue administrando o Diomício Freitas.
A comissão é formada por políticos da região, representantes da Acic, Amrec, CDL de Criciúma e Francisco Carvalho, representante da Asasul, fabricante de helicópteros a se instalar em Forquilhinha.
Segundo o presidente da Acic, Olvacir Bez Fontana, será agendada uma reunião em breve com o governador Raimundo Colombo, para pedir apoio do Governo na questão. O contrato para a Infraero administrar o aeroporto encerra no dia 26 de março, após cinco anos.
No entanto, a superintendência Sul da Infraero, sediada em Porto Alegre, já manifestou a falta de interesse em renovar o contrato, em função do não cumprimento de várias obrigações pelo governo do Estado, e que constavam no termo de compromisso firmado entre as partes.
“Este comunicado não é a canetada final. É a decisão da superintendência do Sul que foi encaminhada para Brasília. A definição se o contrato será renovado ou não virá de uma comissão de Brasília da Infraero”, afirma Marcia Aparecida da Silva Santos, superintendente do aeroporto de Forquilhinha. E como ainda não há um “veredito” da Infraero sobre o assunto, as lideranças do Sul do Estado decidiram lutar pela permanência da estatal no Diomício Freitas.


        INFRAÉRO descarta aéroporto Diomicio Freitas:

A Infraero não tem interesse em continuar administrando o Aeroporto Diomício Freitas. Foi o que ouviram os líderes políticos que tiveram reunião em Brasília há pouco para tratar do assunto. O motivo alegado pelos diretores de Operação, João Márcio Jordão e Financeiro, Márcio Pacheco, é que o aeroporto é deficitário e apresentou prejuízo de mais de R$ 1 milhao somente no ano passado.
"A Infraero não é para ter lucro e além do mais, ela já tem lucro em grandes aerportos do Brasil. Deveria ter a obrigação social de auxiliar os menores", raciocina o presidente da Câmara de Criciúma, Antônio Manoel, o Toninho da Imbralit.
A proposta da Infraero é que ao invés de um convênio, seja feito um contrato com o Governo do Estado, ou seja, uma Gestão compartilhada para administração. O secretário de Infra Estrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini garantiu que é interesse do Estado que o problema seja encaminhado e comprometeu-se em avaliar a situação.
Estiveram no encontro além do Secretário Cobalchini, vereadores, vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, Secretário Regional da Amrec, Luiz Fernando Cardoso, presidente da Acic, Olvacir Fontana entre outros líderes políticos e empresariais do Sul.